segunda-feira, 10 de maio de 2010

Copa do Mundo, Patrocínios e a (falta de) Política da CBF

Esse Post é um desabafo: provavelmente você não irá gostar dele. Decidi escrever quando liguei a televisão e vi milhares de propagandas onde aparecem os "Patrocinadores Oficiais da Seleção Brasileira".
Chegamos a mais um ano de Copa do Mundo! Eleições. Todo mundo sentindo aquele orgulho de ser brasileiro, cantando "Eeeeuuu, sou brasileeeiro, com muito orguulho, com muito amoooooor". Mas toda essa festa não é porque podemos escolher nossos representantes, mas sim porque teremos Copa, vamo ver nossos mercenários "filhadasputa" jogadores da Seleção dizendo que jogar pelo Brasil é um orgulho, quando na verdade, além de um jogo de marketing pessoal, eles estão lá só pela grana. Orgulho de ser brasileiro meu ovo só nas entrevistas.

Não é de Hoje que o futebol da Seleção brasileira é mais visto em propagandas do que em campo. Deve ser pelo fato de que eles têm sido mais atores do que jogadores. Vivem fazendo propagandas e, o pior, com a "nossa" camisa. São pagos por empresas privadas para fazerem propagandas Brasil afora dizendo representar o País. Até aí, ótimo. Porém e sempre tem um porém... acostumem-se à verdade, o que é que o Brasil, digo, a nação brasileira ganha com os milhões pagos pelos patricinadores para aparecerem na Televisão de sunga, dizendo: com essa sunga, até o Dunga! Tudo bem, a piada foi péssima, não quis fazer alusão, ainda, aos reais patrocinadores. Isso significa que as propagandas são péssimas um pouco melhores que isso. É tanta propaganda de cerveja que eu acho que a gente tinha é que ganhar um Copo. Dane-se a Copa. Aliás, aquele troféu nem serve pra beber cerveja. Não devia se chamar Copa. Não sei o porquê. Sim, eu sei, estou fugindo do assunto.
Voltando à pergunta inicial: o que é que o Povo Brasileiro ganha com todo esse dinheiro que a CBF ganha dos patrocinadores e do próprio governo? Resposta: N-A-D-A. Sim, queridos, não basta não ganharmos a Copa: o dinheiro fica todo com os mercenários jogadores e com os "cartolas". E os projetos sociais? Aliás, o próprio Site Oficial da CBF é da Globo, ou seja, até Confederação Brasileira de Futebol, que deveria ser imparcial, é patrocinável. Para que se preocupar, pelo menos um pouco, em mudar realidade brasileira, quando o que importa é o próprio bolso, né "Ricardo Teixeira e Companhia Limitada"?. Tipo assim: FODA-SE o povo que rala o ano todo, que vai nos estádios e, principalmente, o que morre de fome. Só falta agora começarem a estampar a camisa com todos os patrocinadores... Ia ficar celular dentro da cerveja numa televisão de plasma com a bolinha da argh Globo e a foto do Galvão e do Falcão, um olhando para o outro. Só ia faltar o Casagrande fazendo propanga de uma boca de fumo. Melhor ainda: que tal uma edição especial, com a cara da Dilma, uma bandeira do PSDB em uma árvore, nas costas, fazendo fundo para o número da camisa. Lindo de morrer. Hasta la Vista, Bye-Bye Amarelinha.
Agora tenho uma pergunta que eu mesmo respondo. Por que diabos motivo os jogadores que defendem a Seleção brasileira precisam receber tanto dinheiro? Ah, deve ser porque eles são pobres e/ou recebem pouco de seus clubes. Aliás, eles nem jogam no Brasil! Às vezes, parecem mais europeus do que brasileiros e, com a bufunfa que recebem lá nem precisariam jogar na Seleção (e tem uns que realmente não jogam, só vestem a camisa e entram em campo. Perder ou ganhar, não importa). A CBF está virando uma Confeitaria Brasileira de Fracos, onde os jogadores fazem cu doce para vestir com real orgulho a Amarelinha. São FRACOS e somente alguns se salvam. Estão lá porque atraem patrocinadores. Sem falar que são tão analfaburros que nem percebem que estão enriquecendo em detrimento de todo o País que "defendem com orgulho".
Não, eu não sou Argentino e nem Anti-Brasileiro, eu só acredito que o Brasil, grande como é, não precisa ficar pagando o Pato desculpa o trocadilho para ficar vendo um grupo de FDP recebendo o nosso dinheiro para colocar uma camisa com tanto peso quanto a da única Seleção Pentacampeã do Mundo e receber por isso. Defender o Brasil deveria ser uma Honra. Sim, os jogadores podem e devem receber dinheiro por jogar, mas não tanto. Está na hora do Brasil se preocupar com os Brasileiros. Aliás, essa hora já chegou há muito tempo. Desconfio que não há mais volta.

Um comentário: